A iniciativa ‘Neurodiversidade - Programa de Talento’ avança para a sua segunda edição com a adesão de várias empresas tecnológicas, em parceria com a Specialisterne.

Para se candidatar, preencha já o formulário nesta página.

A edição pioneira do programa foi lançada em Maio 2021 com o objetivo de selecionar, formar e integrar profissionais com autismo/Asperger em equipas de engenharia de software. Como resultado desta iniciativa, estão hoje a trabalhar na Critical Software 7 profissionais com PEA. A segunda edição irá aumentar o número de profissionais a colocar (máximo 14) e também a abrangência geográfica do programa contando, para tal, com a Critical Manufacturing e a Critical TechWorks.

Temos vagas disponíveis nas áreas de teste de software e desenvolvimento de software para as cidades de Coimbra, Lisboa, Maia e Porto. Procuramos candidatos que tenham:

  • Maioridade legal (a partir dos 18 anos).
  • Diagnóstico de autismo/Asperger.
  • Clara motivação para a área das Tecnologias de Informação (TI).
  • Nível médio de inglês.
  • Conhecimentos intermédios de uma linguagem de programação (Java, .net, C, C++ ou outra) ou de metodologias de desenvolvimento / segurança / testes de software.

Este programa tem início com o processo de candidaturas e seleção, já a decorrer, e após o qual os participantes terão formação e avaliação de competências relacionadas à empregabilidade no setor das TI durante cinco semanas. O programa poderá finalizar com oferta de emprego e contratação por uma das empresas aderentes.

Serão promovidos dois webinars para permitir a todos os interessados poderem conhecer melhor o funcionamento do programa e ter mais detalhes sobre o processo de seleção, sendo também uma oportunidade para esclarecer dúvidas ou questões mais gerais. Estas sessões são abertas a potenciais candidatos, familiares, amigos e / ou associações ou profissionais que os acompanham. Decorrerão nas seguintes datas:

A participação nestes webinars é gratuita mas carece de inscrição prévia (clique nas datas acima para inscrição no webinar em que pretender participar).

Qualquer questão pode ser enviada para neurodiversidade@criticalsoftware.com.

Candidatura e Seleção

Fase de Candidatura e Seleção

9 de Maio a 8 de Julho

Para submeter candidatura basta preencher o formulário nesta página até dia 8 de Julho. Depois disso será contactado por um técnico Specialisterne para pedido de mais informação: será solicitado o preenchimento de um formulário mais completo que inclui a partilha do relatório médico de diagnóstico de autismo/Asperger. O processo de seleção contempla ainda a realização de uma entrevista individual e participação numa atividade prática, em grupo. Até dia 31 de Julho, todos os candidatos receberão informação sobre o resultado da sua participação neste processo. Esta comunicação pode envolver familiares próximos ou profissionais, caso seja essa a vontade do candidato.

Fase de Formação e Avaliação

De 5 de Setembro a 7 de Outubro

Para se prepararem para integrar a empresa empregadora, os participantes terão formação durante 5 semanas. Esta formação será centrada nas exigências do sector das TI trabalhando temas como metodologias ágeis, tarefas específicas de TI e competências sociolaborais exigidas em equipas de engenharia dinâmicas e criativas.

Nesta fase, serão também dinamizadas sessões de coaching individual para avaliação e identificação de desafios concretos que cada participante possa ter e/ou desenvolver competências sociais específicas, conforme necessário.

Formação e Avaliação
Integração na Critica Software

Integração na Empresa Empregadora

Início em Novembro

O programa poderá finalizar com oferta de emprego e contratação sendo o dia de início definido por cada uma das empresas. As empresas aderentes irão disponibilizar vagas nas áreas de teste de software, desenvolvimento de software, ciber-segurança e consultoria operacional de TI. A colocação de cada formando numa determinada vaga / empresa terá em conta o perfil profissional do candidato e as exigências da vaga definida, seja em termos técnicos como sociolaborais.

De salientar que as empresas de acolhimento estão também em preparação para criar um ambiente inclusivo para a neurodiversidade, realizando atividades diversas que envolvem futuros colegas e gestores dos novos elementos da equipa.

Empresas aderentes:
Critical Manufacturing
Critical TechWorks
Critical Software