Quando eras criança, o que sonhavas ser? 

Para muitas crianças e jovens que carecem de apoio e recursos, esse sonho não chega sequer a existir. O insucesso escolar limita-lhes a ambição e a autoestima, dandos-lhe em troca um futuro pequeno.

O objetivo da Companhia do Estudo é promover o acesso equitativo à educação, combater o insucesso e o abandono escolar, abrir horizontes e inspirar crianças e jovens inseridas em contextos socioeconómicos desfavoráveis.

Para isso conta com quatro iniciativas - Inspirar, Motivar, Desenvolver e Expandir – protagonizadas por uma rede de voluntários com envolvimento das comunidades educativa, cultural, desportiva, científica e empresarial.

Organizações acreditadas e com extensa experiência neste domínio (como a FPCEUP, ou o CASPAE) protagonizam a formação inicial para preparação dos voluntários e fornecem sessões de acompanhamento regular para que todos se sintam apoiados na sua missão. As mesmas organizações apoiam a Companhia do Estudo na concretização das diferentes iniciativas e na medição do impacto das ações desenvolvidas.

Para te juntares a esta iniciativa como voluntário basta preencheres o formulário nesta página. Qualquer outra questão podes contactar-nos através do email companhiadoestudo@criticalsoftware.com.

Tens dúvidas? Dia 28 de setembro, às 14h, faremos um webinar para apresentar a equipar, partilhar mais informação e responder a todas as questões. Inscreve-te aqui.

Inspirar

Voluntários acompanham crianças do ensino básico (3º ao 6º ano) de origem socioeconómica mais desfavorecida. Através de uma relação de um para um, é trabalhada a motivação, autoestima, confiança e ambição da criança, facilitando e orientando o seu desenvolvimento e progresso escolar. As sessões semanais de acompanhamento são presenciais e articuladas com as escolas e associações, para uma maior proximidade com o contexto social e educativo da criança. Sabe mais.

Motivar

Voluntários apoiam jovens do ensino do 3º ciclo e secundário (regular e profissional) a terem bom aproveitamento escolar. Em sessões de um para um, ou de um para poucos, são proporcionadas explicações para ajudar estes jovens a terem bom desempenho escolar, promover a sua autoconfiança, ambição, e inspirar a construção do seu futuro. As sessões em causa podem concretizar-se em formato presencial ou remoto. Sabe mais.

Desenvolver

Voluntários levam a programação e a robótica (Scratch) às escolas primárias. Neste caso o voluntário desempenha o papel de formador de uma ou mais turmas, em sessões semanais. A formação em Scratch, é especialmente concebida para crianças a partir dos oito anos. Contribui para o desenvolvimento das suas capacidades analíticas e metacognitivas, o que por sua vez promove a sua autoconfiança. Sabe mais.

Expandir (brevemente)

Apoiando-se em organizações e empresas locais, são organizados eventos que permitam levar a cultura, a ciência, o desporto, enfim, mundo, às nossas crianças e jovens. O propósito da educação é a formação e desenvolvimento de cidadãos, desenvolver plenamente o potencial de cada um de nós, e contribuir dessa forma para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e equilibrada. Este é um pilar que pretende complementar, e dar ambição, ao desenvolvimento de crianças e jovens.